quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Mídia Alternativa

Ah meu Coringão, sempre me dando alegrias, e é exatamente por isso que escolhi o Corinthians e seu departamento de marketing, pra citar como exemplo em Mídia Alternativa. Que o Corinthians tem uma das maiores torcidas do mundo, é fato conhecido por todos, mas há muito tempo que isso não era explorado de forma tão brilhante pela sua diretoria. O Corinthians provoca uma paixão que só mesmo sendo corinthiano para entender e após a queda pra segunda divisão, muito se falou sobre a possibilidade da equipe perder o apoio de sua torcida. Mas não foi bem assim. Desde o começo, o corinthiano apoio e garantiu que nunca abandonaria o time. E foi aí que a diretoria teve a brilhante idéia de começar uma campanha que unisse todo o amor da torcida com o Sport Club Corinthians Paulista. Pra começar a diretoria lançou a camisa com os dizeres "Eu nunca vou te abandonar".


Foi um verdadeiro sucesso. Eu mesmo comprei a minha, mas só consegui no segundo lote, por que o primeiro havia esgotado nas primeiras horas. O Corinthians vendeu em pouquíssimo tempo, mais de 30 mil camisetas. E assim foi, durante todo o ano. Mas o que mais deu o que falar, e que teve um resultado mais do que positivo pro Corinthians, foi a campanha "O Corinthians é a sua cara". A campanha era simples: Seria vendido espaços no valor de R$ 1,000 reais, para que o torcedor mostrasse seu amor pelo clube. Mas onde seriam veiculados esses espaços? Onde mais se não na própria camisa do Corinthians? Ali mesmo, vc poderia colocar o seu rosto, ou o que mais quisesse, limitado por um espaço de foto 3x4. A campanha visava vender 3 mil espaços, e foram vendidos quase mil. Não foi o sucesso esperado, mas rendeu ao clube sem nenhum esforço 1 milhão de reais. Mídia alternativa têm como caracteristica, um espaço para veiculação de anúncios de publicidade em locais inusitados ou fora do habitual. Os patrocínios nas camisas de clubes de futebol já existem há um bom tempo, mas qual clube já pensou em vender espaços como desta campanha? Nota 10 para o departamento de Marketing do Corinthians, que a cada dia leva a nossa marca a novos patamares...




Nenhum comentário: