quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Merchand Neves


Milton Neves é sem dúvida um grande comunicador. E isso é fácil de se notar, quando assistimos ao Terceiro Tempo, programa esportivo apresentado por ele que vai ao ar pelo canal Bandeirantes, sempre aos domingos. Digo que é fácil por que o seu programa se não for o que mais faz merchandising na TV brasileira, é um dos que mais fazem. Seu jeito meio acaipirado de falar, aliado ao seu vasto conhecimento quando o assunto é futebol, fazem com que o seu programa seja um dos mais procurados para se vender um produto. E não pense que o produto em questão tem que ter alguma característica do meio esportivo, pelo contrário, Milton Neves vende desde canos para casas até panelas destinadas a donas de casa. Nenhuma empresa que quer anúnciar em seu programa recebe um não de Neves. Mas o que isso acarreta? A Mídia Televisão, é o meio que oferece o maior retorno quando o assunto é publicidade. A procura por um espaço neste segmento é sempre muito grande. Então é compreensível que um programa de boa audiência receba uma maior procura. O que acontece com o Terceiro Tempo é o aumento de merchadising e a redução da sua programação normal. E para os seus telespectadores isso é motivo de muita ira. Como se sentir quando Milton Neves interrompe uma discussão sobre o seu time do coração para falar de um radinho de pilhas? Para nós publicitários, programas como o de Milton Neves, são extremamente benéficos, afinal essa é a nossa profissão, criar meios de se vender um produto. Mas como será daqui a algum tempo, quando os programas só tratarem de vendas de produtos? Teremos 5 canais da Tv aberta como o "Shop Tour"? Merchandising para quem não sabe é a prática de marketing na qual a marca ou a imagem de um produto ou serviço é utilizada para vender outro, destacando-o da concorrência. Essa ação visa promover um produto em espaços editoriais na televisão, imprensa, em filmes, em telenovelas e outros, para reforçar mensagens publicitárias feitas anteriormente, ou mesmo em substituição à publicidade, em alguns casos. E Milton Neves faz isso de forma brilhante. Mas o meu maior medo como publicitário é exatamente com pessoas como ele. Se a TV aberta se transformar em um único e grande "Shop Tour", a consequencia será clara: as televisões serão desligadas, ninguém mais aguentará assistir ao seu merchand 24 horas por dia. E se as tvs estiverem desligadas, o meio de maior retorno publicitário não fará mais parte das estratégias de venda. Uma mídia (e que mídia!) a menos para trabalharmos...











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